

IMP recebe visita de cortesia da European Peace Facility (EPF) da União Europeia
O Conselho Diretivo do Instituto Marítimo Portuário (IMP), representado pelo seu Vogal Executivo, Armando Lopes, recebeu, na tarde desta quarta-feira, 19, uma visita de cortesia da equipa da European Peace Facility (EPF), para uma missão de identificação de possíveis áreas de cooperação.
A EPF é um instrumento de financiamento da União Europeia criado em março de 2021 sob a liderança do AR/VP Josep Borrell e visa a prestação de ajuda militar aos países parceiros, financiando o destacamento de missões militares da UE no estrangeiro no âmbito da Política Externa e de Segurança Comum (PESC). A EPF foi dotada de um limite máximo inicial de 5 mil milhões de €uros para o ciclo de 2021-2027. As contribuições orçamentais provêm dos Estados-Membros da UE e, em alguns casos, de contribuições voluntárias de países terceiros.
A delegação foi composta pelo Chefe de Delegação Adjunto/Chefe da Secção Política, Imprensa e Informação da Delegação da União Europeia em Cabo Verde, Sacha Egard, Maria Castaldi e Gerard Bertran Roman, ambos da European Peace Facility e estiveram acompanhados do Diretor Nacional de Defesa, Maurino Évora e ainda pelo Capitão-de-Navio, José Mário Tavares.
O encontro contou, ainda, com a presença do Diretor de Serviço de Segurança Marítima, Miguel Fortes e do Assessor do Conselho Diretivo, Raúl Soulé.
Esta visita reforça o compromisso da Autoridade/Administração Marítima nacional na procura de parceiros internacionais para a promoção da segurança e proteção marítimas, na prevenção da poluição marinha e ainda no fortalecimento da cooperação institucional com organizações parceiras da União Europeia.
A equipa da EPF inteirou-se das várias competências e atribuições fundamentais do IMP nos domínios do Estado de Bandeira, Estado Costeiro e do Estado do Porto e iIdentificou-se possíveis áreas de cooperação em temas com competências/atribuições partilhadas.