IMP e IMPA, celebram Memorando de Entendimento

Para o fecho da extensiva agenda de trabalho levado a cabo durante esses 5 dias de serviço em Luanda e para a renovação efetiva dos laços institucionais existente entre essas duas administrações marítimas, foi celebrado na tarde do dia 26 de abril em Luanda, um Memorando de Entendimento entre o Instituto Marítimo Portuário de Cabo Verde o Instituto Marítimo Portuário de Angola, para o estabelecimento e o desenvolvimento de um programa de cooperação técnica bilateral de mútuo benefício.

A Cerimónia contou com a ilustre presença do Ministro dos Transportes, Dr. Ricardo Viegas D´Abreu e de varias entidades angolanas.

Essa parceria nasceu e goza da longa tradição que norteia as boas relações existentes entre a República de Cabo Verde e a República de Angola. Essa cooperação deverá assentar numa base de partilha de informação técnica, melhores praticas de gestão marítima, ações de formação e de certificação de marítimos angolanos, no âmbito da convenção STCW/78 e emendas, designadamente de Manila 2010 e da Convenção MLC-2006, mas também de outras convenções da IMO e da OIT, relacionadas com o trabalho marítimo.

Visa ainda, a promoção de cursos modulares e de curta duração aos marítimos angolanos, assistência técnico-profissional ao pessoal da marinha marcante e portos. Mais o mais importante de tudo é apoiar à Administração Marítima Angola no processo de integração de Angola à “Lista Branca” da IMO, decorrente da Convenção STCW/78 e suas emendas.