Celebra-se hoje o dia Mundial do Marítimo

Este ano, o dia internacional do Marítimo, 25 de junho, está sendo celebrado sob o lema “Estou a bordo com igualdade de gênero” – I am in board with gender equality

A celebração foi estabelecida há sete anos para reconhecer a contribuição dos profissionais da marinha mercante para o comércio internacional no setor marítimo, na economia mundial e na sociedade civil, para além de promover o empoderamento da mulher na comunidade marítima.
Em 1992, a IMO fez uma estimativa de mulheres marítimas e constatou que haviam cerca de 1 a 2% num total de marítimos a nível mundial;
Em 2003, um estudo sobre mulheres marítimas foi publicado e estimava que a percentagem de mulheres era de 1 a 2% de entre toda a população marítima;
De acordo com um estudo da BIMCO/ICS, em 2015 a percentagem de mulheres marítimos continuava apenas em 1%, o que mostra que a participação de mulheres em seafaring jobs continua a ser tão pequena quanto era a 25 anos atrás;
Um estudo publicado pela WMU EM 2015 – estimou que mulheres representam entre 3 a 30% nos vários sectores organizacionais, seja no mar ou em terra.
A Organização Marítima Internacional – IMO está fortemente empenhada na divulgação da campanha de maior inclusão da mulher no sector marítimo, inclusive com mensagem do secretário-geral, da importância da inclusão das mulheres em todas as áreas, para que elas possam contribuir financeiramente com as suas famílias e ter um envolvimento profissional como qualquer outra pessoa.
Ao longo de 2019 será dada uma ênfase enorme no mundo marítimo sobre a importância e o valor das mulheres nas fileiras profissionais. Uma oportunidade para destacar as oportunidades para as mulheres (bem como as suas contribuições) em uma ampla gama de profissões e carreiras marítimas.
Em Cabo Verde, de 2153 marítimos certificados de acordo com a Convenção STCW/78, somente 37 são mulheres, o que equivale a 1,72%, que é manifestamente exíguo.
O Instituto Marítimo Portuário, Administração Marítima nacional, reconhece a importância da profissão dos homens e mulheres do mar e a da sua inestimável contribuição para a economia mundial, e em particular para o desenvolvimento da economia nacional.
Recorde-se que o “World Maritime Day” de 2019 é dedicado às Mulheres sob o lema “Capacitar as mulheres na comunidade marítima”, um apelo ao reconhecimento do trabalho que as mulheres têm desempenhado nos mares de todo o mundo e, a necessidade de mais e melhor capacitação e qualificação das mesmas.